Festival de Cinema Europeu 2025 - IMOVISION

Festival de Cinema Europeu 2025 - IMOVISION

A Imovision, uma das mais influentes distribuidoras de cinema independente da América Latina, tem o prazer de anunciar a realização do Festival de Cinema Europeu Imovision, um evento novo e ambicioso que celebra a força, diversidade e excelência do cinema europeu no Brasil. A primeira edição do festival ocorrerá entre os dias 24 e 30 de abril de 2025, com a exibição de uma curadoria exclusiva de 14 filmes inéditos e premiados, vindos de algumas das mais importantes cinematografias da Europa.  O Festival de Cinema Europeu Imovision se diferencia de outras mostras e festivais por sua proposta única: levar o melhor do cinema europeu para diversas cidades do Brasil. A programação está estruturada para alcançar uma audiência nacional, com o impacto cultural sendo ampliado pela presença de convidados internacionais. Com isso, o evento se consolida como o maior festival dedicado exclusivamente ao cinema europeu já promovido no Brasil, tanto em alcance quanto em relevância. “Esse festival é a concretização de um sonho que temos há muito tempo: expandir o acesso ao cinema europeu para muito além dos grandes centros, com estrutura, qualidade e uma curadoria forte. É um movimento de celebração e democratização do cinema de arte no Brasil”, afirma Jean Thomas Bernardini, fundador da Imovision. A seleção de filmes inclui obras de Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia, representando diferentes estéticas, temas e gerações da produção cinematográfica europeia contemporânea. Os títulos serão anunciados em breve, como parte da campanha de divulgação do evento.

DIREÇÃO: Pavlo Ostrikov

Em um futuro próximo, o astronauta ucraniano Andriy Melnyk transporta lixo nuclear em um cargueiro para Calisto, a lua abandonada de Júpiter. Durante seu voo de rotina, a Terra explode, mas Andriy consegue sobreviver. Ele se torna a última pessoa no universo, até que Catherine, uma francesa, o chama de uma estação espacial distante. Andriy decide 

encontrá-la apesar de todos os obstáculos.

VOCÊ É O UNIVERSO

DIREÇÃO: Mehdi Idir & Grand Corps Malade

Filho de refugiados, pequeno, pobre e dono de uma voz que muitos consideravam modesta, Charles Aznavour parecia ter tudo contra si. No entanto, com trabalho árduo, perseverança e uma vontade extraordinária, ele desafiou todas as expectativas para se tornar um ícone mundial da música e um símbolo eterno da cultura francesa. Autor de quase 1.200 canções apresentadas em várias línguas e em todos os continentes, Aznavour influenciou gerações e deixou um legado inesquecível.

MONSIEUR AZNAVOUR

DIREÇÃO: Thomas Arslan

Doze anos após o criminoso Trojan fugir de Berlim, a busca por novos crimes o leva de volta à cidade. Falido e precisando de oportunidades, Rebecca lhe oferece uma proposta lucrativa: um quadro de Caspar David Friedrich será roubado de um museu. Tudo parece promissor, mas o cliente e seu capanga têm seus próprios planos para a pintura, e o assalto meticulosamente planejado logo sai do controle.

A ARTE DO CAOS

DIREÇÃO: Tom Tykwer

Situado em Berlim, o filme acompanha a jornada da família Engels enquanto enfrentam crises pessoais e procuram novos começos em um mundo cada vez mais incerto. A narrativa revela uma família cuja dinâmica é marcada por frágeis laços de união, prontamente desafiados pela chegada de uma enigmática governanta síria. Sua presença não apenas desafia o status quo, mas também desenterra sentimentos e segredos enterrados há muito tempo entre os membros da família. Enquanto a governanta prossegue com seus próprios planos ocultos, que prometem transformar radicalmente a vida dos Engels, cada personagem é impelido a confrontar suas próprias vulnerabilidades. Neste processo de transformação, eles devem redescobrir maneiras de se conectar e encontrar significado em suas relações familiares.

A LUZ

DIREÇÃO:  Georges Gachot

Uma das grandes lendas do jazz, Erroll Garner foi um pianista genial, cuja vida mesclou um tremendo sucesso público com uma intimidade complexa: com seu gerente dominador, as mulheres que amou, seus músicos e sua filha Kim. Olhar para a vida de Erroll Garner significa vivenciar a era pós-guerra dos EUA, entre o boom do consumo e a Guerra do Vietnã. O diretor Georges Gachot mergulha na memória do músico e traz um material de arquivo cheio de pequenas histórias que ajudam a entender esta grande personalidade.

MISTY

DIREÇÃO:  Audrey Diwan

Nova adaptação dos romances da escritora Emmanuelle Arsan, que narram as muitas fantasias 

eróticas vividas por uma versão ficcional da escritora.

Emmanuelle está em busca de um prazer perdido. Ela vai sozinha para Hong Kong em viagem de negócios. Nesta sensual cidade global, onde inicia inúmeros encontros, ela conhece Kei, um homem que constantemente a escapa.

EMMANUELLE

DIREÇÃO:  Morgan Simon

Nicole parece ter uma vida de sonho, mas a realidade é bem diferente. Aos 52 anos, ela vive em um conjunto habitacional nos subúrbios com seu filho de 19 anos, Serge, que já não a suporta. Endividada e desempregada, perde o talão de cheques e o cartão de crédito, enquanto suas rugas aprofundam-se sem que ela possa reagir. Porém, com a chegada do Natal, talvez o destino finalmente sorria para essa mãe que luta para voltar a acreditar na esperança.

ENTRE NÓS, O AMOR

DIREÇÃO: Johan Haugerud

Uma garota experimenta um despertar sexual ao se apaixonar intensamente por sua professora. Para processar seus sentimentos, ela os traduz em palavras, preenchendo as páginas de seu diário com uma escrita vívida e arrebatadora. Quando sua mãe e avó descobrem o texto, enxergam nele uma obra digna de publicação, sem perceber que, para a jovem, aquelas palavras não eram apenas literatura, mas a única maneira de preservar a chama de um amor impossível.

DREAMS

DIREÇÃO:  Rúnar Rúnarsson 

Una é uma jovem islandesa que enfrenta a dor do luto enquanto guarda um terrível segredo. Tentando seguir a vida, 

ela é incapaz de expressar plenamente suas emoções com as pessoas ao seu redor. Quando a luz surge num longo dia de verão na Islândia, de um pôr do sol ao outro, Una encontra o amor, a amizade, a tristeza e a beleza.

QUANDO A LUZ ARREBENTA

DIREÇÃO:  Alexandros Avranas

Sergei e Natalia são refugiados políticos que imigraram para a Suécia com suas duas filhas, Katja e Alina, em busca de uma nova vida. Suas esperanças são destruídas quando o pedido de asilo deles é rejeitado. Sua filha Katja, traumatizada por esse episódio, desmaia e subitamente entra em um “coma”, desenvolvendo uma condição conhecida como Síndrome de Resignação ou Apatia, explicada como uma autoproteção contra o sentimento de medo.

SÍNDROME DA APATIA

DIREÇÃO: Frédéric Farrucci

Joseph, um dos últimos pastores de cabras na costa da Córsega, recebe a visita da máfia local, que tem interesse em suas terras. Apesar da pressão, ele se recusa a ceder e, acidentalmente, mata o homem enviado para intimidá-lo. Joseph se torna vítima de uma caçada implacável, que se estende do sul ao norte da Córsega. Com o passar dos dias, a lenda que criou-se sobre Joseph, o último moicano, se espalha por toda a ilha como um grito de resistência.

O ÚLTIMO MOICANO

DIREÇÃO: Delphine Coulin & Muriel Coulin

Pierre tem 50 anos e é pai solteiro de dois filhos. Louis, o caçula, está prestes a sair de casa para estudar em Paris. Fus, o mais velho, vive cada vez mais recluso. Fascinado por violência, ele se envolve em grupos de extrema direita, totalmente opostos aos valores de seu pai. Entre eles, há amor e ódio, até que uma tragédia muda tudo.

BRINCANDO COM FOGO

DIREÇÃO: Milad Tangshir

IIssa é um jovem imigrante senegalês sem documentos, que tenta sobreviver como pode em Turim, na Itália. Quando é demitido por seu antigo empregador, que teme ser multado pela polícia, um amigo o ajuda a começar a trabalhar como entregador de aplicativo. Esse novo trabalho lhe dá uma sensação de segurança e liberdade, pedalando pela cidade e no controle de seu próprio destino. Porém, essa recém-adquirida estabilidade desmorona rapidamente quando, durante uma entrega, a bicicleta na qual ele gastou todo o seu dinheiro é roubada.

EM QUALQUER LUGAR, A QUALQUER HORA

DIREÇÃO: Paolo Gep Cucco & Davide Livermore

Um tiro mortal interrompe o casamento de Eurídice, lançando Orfeu em uma jornada desesperada para resgatá-la no misterioso reino de Hades — aqui representado pelo enigmático Grand Hades Hotel. Na busca pela amada, ele cruza o caminho de personagens icônicos e enfrenta seus temores mais profundos, tudo em meio a uma realidade distorcida marcada por árias das óperas mais famosas.

ÓPERA - CANÇÃO PARA UM ECLIPSE

Fique por dentro de todos os filmes que vão agitar o cinema esse ano.

Receba semanalmente a nossa programação!

Rolar para cima
× Fale Conosco!